quarta-feira, 30 de maio de 2012

Entrevista com Paula Pimenta! :D


Segunda feira, dia 28/05,  minha amiga Clara Bressan pediu para eu mandar uma entrevista, via Facebook, para a escritora Paula Pimenta. Eu enviei e ela, ontem mesmo, já me respondeu!! Segue aqui a entrevista, com perguntas da Clara e respostas da Paulinha :D

Clara Bressan: Você se formou em Publicidade. Por que resolveu seguir a carreira de escritora?
Paula Pimenta: Eu sempre gostei de Português no colégio, adorava fazer redações… Na época do vestibular, resolvi fazer Jornalismo, para profissionalizar esse amor pela escrita. Mas logo no começo do curso, eu me decepcionei. Descobri que eu não queria relatar os fatos imparcialmente e, sim, colocar emoção nas linhas. Os meus professores, ao lerem as minhas matérias jornalísticas, perguntavam se eram crônicas. Foi quando eu descobri que era aquilo que eu queria, me colocar dentro da história, opinar, criar. E, por isso, acabei transferindo de curso, para poder ser mais criativa. Me formei em Publicidade e Propaganda. Mas foi com “Fazendo meu filme” que eu realmente descobri que o que eu mais gosto de escrever são romances.


CB: Qual foi sua inspiração para escrever "Fazendo Meu Filme"?
PP: Inicialmente me inspirei em algumas partes da minha própria vida. Mas aos poucos a história foi tomando outro rumo e se transformou na vida da Fani. 


CB: Você pretende continuar a escrever "Minha Vida Fora de Série", já que "Fazendo Meu Filme" acabou?
PP: Sim. "Minha vida fora de série" terá pelo menos quatro tempordas. A segunda deve ser lançada no final de 2012.


CB: Houve alguma dificuldade em escrever o último livro da série "Fazendo Meu Filme", já que foi a série que a consagrou?
PP: Duas dificuldades. A primeira aconteceu exatamente porque eu já sabia que ele seria o último livro. Eu não queria ter que me despedir da Fani, então fiquei meio triste. E a segunda dificuldade foi o fato de que o livro se recusava a terminar!! Eu fui escrevendo, escrevendo, o livro ficando grande, o prazo terminou umas três vezes... Mas acabei conseguindo terminar a tempo e acho que dei o melhor final feliz que eu podia para a Fani e os outros personagens!


CB: Você se inspirou em sua própria personalidade para criar os personagens do livro? Em quais aspectos?
PP: A Fani se parece um pouquinho comigo, especialmente na timidez, no jeito sonhador, na introversão… E a Priscila tem a paixão por animais e também adora música. Acho que coloquei essas características minhas nas duas personagens, mas aos poucos elas foram desenvolvendo uma personalidade própria. 


CB: Como se sentiu ao descobrir que seu livro tinha vendido mais de 20.000 exemplares?
PP: Atualmente já está chegando a 100 mil exemplares!!! Na verdade eu fui me acostumando. Primeiro foram mil, depois 5 mil, depois 10 mil... A cada nova marca eu comemorei (e ainda comemoro)! É muito emocionante saber que tanta gente leu (e gostou de) algo que eu escrevi!


CB: Você possui algum animal de estimação? Os personagens de seus livros são muito ligados à seus animais. (Fani de "Fazendo Meu Filme" e Priscila de "Minha Vida Fora de Série")
PP: Tenho seis cachorros de dois gatos! Sou apaixonada por eles! :)


CB: Você lê livros infanto-juvenis para ajudá-la a escrever os seus?
PP: Leio livros juvenis não com o intuito de fazer pesquisa, mas sim porque eu AMO livros desse gênero. Por esse mesmo motivo eu escrevo para esse público. É como se eu pudesse voltar um pouquinho na minha própria adolescência.


CB: Baseando-se em livros que fizeram sucesso e foram adaptados para o cinema, como "Jogos Vorazes", "Harry Potter" e "Crepúsculo", você gostaria que seu livro se juntasse a estes? 
PP: Gostaria, mas eu faria questão de acompanhar o processo de adaptação do livro para as telas, pois eu tenho pânico de filmes que destroem os livros! Fico triste quando eles não fazem jus aos meus livros preferidos!


CB: Como você escolhe as epígrafes que aparecem em seus livros?
PP: Seleciono as epígrafes só depois que o livro já está todo pronto. Depois de terminar todos os capítulos é que eu vou em busca de citações que combinem. É uma das partes que eu mais gosto, pois tenho que rever vários filmes lindos... O pior é quando eu vejo duas citações no mesmo filme que se encaixariam perfeitamente. Quase morro por ter que deixar uma pra trás, é uma escolha bem difícil!


Ela não é simpática? Respondeu mesmo estando viajando, no momento! *-*


Enfim, obrigada por responder!


Obs.: Eu ainda preciso terminar a resenha de Fazendo Meu Filme... Não sei o que escrever! =/

Nenhum comentário: